Você quer empreender na internet mas não sabe por onde começar?
Existem muitas opções e ninguém te fala qual é o melhor caminho?
Fica tranquilo que essa é uma dúvida bem normal nos dias de hoje e esse artigo foi criado para ajudar você a encontrar um ótimo caminho para começar sabendo como acelerar seu negócio.
Não posso afirmar que esse é o melhor caminho, mas posso garantir que eu já apliquei essas dicas em alguns dos meus negócios e os resultados foram bem interessantes.
“Feito é melhor que perfeito”
Ao invés de ficar pensando, pensando, pensando e não sair do lugar…
A melhor estratégia é entrar em ação, começar a jogar, fazer acontecer!
A perfeição é inimiga dos resultados.
Isso não quer dizer que você vai deixar de lado a excelência, o bom gosto e a qualidade do que você faz, mas sim entregar o máximo que for possível agora.
Pensando nisso, reuni 8 dicas valiosas de marketing digital para te ajudar a meter a mão na massa e começar a empreender. Vamos?
Acelere seu Negócio
- Defina Objetivos e Metas [S.M.A.R.T.]
- Publique Conteúdo Notável [toda semana]
- Trabalhe o Seu Marketing Pessoal
- Saiba Gerar Leads [ímã digital]
- Use um Sistema de Emails [autoresponder]
- Tenha um Produto Barato [tripwire]
- Monte uma Oferta Matadora
- Analise os Dados [analytics]
1 Defina Metas Claras [S.M.A.R.T.]
“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”
~JOHN L. BECKLEY
Como ninguém aqui quer fracassar, antes de começar a empreender você precisa definir uma boa base e fazer um bom planejamento.
Primeiro você tem que saber qual a missão do seu negócio, por que ele deve existir. Detalhe isso, tenha uma visão de onde você quer chegar e, então, defina muito bem quais serão os valores que vão alicerçar o seu negócio.
Segundo, faça um detalhamento das suas metas no formato S.M.A.R.T., que significa: específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporais (com prazo).
Vamos ver isso na prática:
Meta SIMPLES: “Quero ter sucesso com o meu negócio online”.
Meta SMART: “Quero ganhar R$8mil/mês com a venda dos meus produtos digitais daqui a 6 meses para alcançar a minha liberdade financeira”.
Com isso definido, tudo vai ficar mais claro na sua mente e você terá condições de pensar estrategicamente como será o seu plano de ação.
2 Publique Conteúdo Notável [toda semana]
Não pode ser qualquer conteúdo, tem que ser relevante, notável…
Você pode estar pensando, “Calma aí, mas isso não é óbvio?”.
Na verdade, apesar disso ser óbvio, muitas pessoas ainda querem apenas fazer um site e deixar lá informações estáticas falando sobre a sua empresa, seus valores, seus clientes etc.
Hoje em dia, isso é coisa do passado e não gera mais valor pra ninguém.
Para que um site funcione como uma ferramenta de negócios é preciso que ele seja atualizado semanalmente com conteúdo relevante e notável para a sua audiência.
E mais, esse conteúdo tem que gerar valor em forma de conhecimento e ajudar na solução de problemas de maneira prática e objetiva.
Seguem 2 sacadas para publicação de conteúdo relevante:
Sacada I
Descubra as dores e necessidades da sua audiência através de enquetes ou pesquisas. Não tem erro, deixa de preguiça e cria logo uma enquete na fanpage do seu negócio. É rápido e simples!
Sacada II
Uma dica eficiente para você gerar conteúdo relevante é responder as perguntas que a sua audiência está fazendo ou seus clientes questionam nas redes sociais e contatos por email.
Use essas sacadas e acelere seu negócio.
Mas atenção…
Mesmo que o conteúdo seja relevante, as pessoas precisam encontrar e ler o seu artigo.
Pensando nisso, publiquei um artigo que fala detalhadamente sobre como escrever títulos memoráveis, vale a pena a leitura.
Para saber mais sobre o seu público, como entregar conteúdo de qualidade e atrair visitantes indico a leitura desse artigo.
3 Trabalhe o Seu Marketing Pessoal
“Você também é uma marca. Quer você saiba ou não. Quer você goste ou não.”
~ Marc Ecko
O marketing de sucesso nos dias de hoje é reforçado pela divulgação da sua pessoa como representante do seu negócio.
Os profissionais de marketing mais top do mercado (que na minha opinião são os growth hackers) se destacam ao buscar formas inovadoras para alavancar seus negócios.
Elon Musk, Richard Branson, Neil Patel, Tim Ferris and Jeff Bezos são empreendedores que não agem de forma tradicional.
Trabalhar o seu marketing pessoal é sim algo importante para ganhar autoridade e automaticamente repassar esse benefício para o seu negócio.
Mas se tornar uma “celebridade” dentro do seu nicho não é algo tão simples, mas é sim possível mediante dedicação e comprometimento.
Como você pode fazer isso?
Envolva-se na criação dos seus perfis sociais e no engajamento dos seguidores. Aproveite-se do seu ciclo social, dos amigos e todo o respeito que você já possui dentro das suas relações.
Isso leva tempo mas é algo duradouro e você pode chega lá =)
4 Saiba Gerar Leads [ímã digital]
A geração de leads – captação do email de uma pessoa interessada no seu negócio – é uma estratégia de suma importância e por isso muitas empresas estão adotando essa prática para crescer os seus negócios.
Para simplificar esse entendimento (para quem ainda não sabe) o lead é o estágio do usuário entre o estágio de visitante (pessoa desconhecida) e o estágio de cliente (pessoa que já comprou).
VISITANTE ► LEAD ► CLIENTE
Agora que você já sabe o que é um lead, vamos ao que interessa que é a geração de leads.
Como já foi falado na dica 2#, o conteúdo de qualidade é fundamental para engajar os usuários e, consequentemente, gerar leads com alto potencial de compra.
Existem diversos tipos de material (ímãs digitais) que podem ser utilizados na captação de leads, dentre eles vou destacar os e-Books, Templates e Webinars.
e-Books
A criação de livros digitais é a maneira mais eficaz e rápida para se gerar leads. Ao produzir e-books com conteúdos práticos e objetivos o seu negócio ganha a confiança dos seus clientes e mostra que você não quer só vender coisas mas também gerar valor.
Um e-book nada mais é do que um documento com textos e imagens – bem parecido com um livro de papel contendo capa, título, índice, corpo e conclusão – mas que deve ser publicado no formato PDF.
Templates
A produção de modelos de arquivos para facilitar o dia-a-dia dos seus cliente também é um tipo de estratégia que funciona bastante. Esses modelos podem ser planilhas, apresentações, gráficos editáveis e tudo mais que possa ser usado de forma fácil e simples.
Para publicar um template eu indico o Google Drive, nele você pode criar um documento (texto, planilha ou apresentação) e disponibilizar um link público para qualquer um acessar e criar a sua própria versão a partir desse modelo.
Webinars
São palestras, treinamentos, cursos ou demonstrações de produtos que utilizam plataformas de comunicação como Skype, Hangout ou Eventials para interagir com os usuários.
Esse formato para captar leads já é mais avançado e funciona muito bem para quem já possui conhecimento na entrega de conteúdo e pretende fortalecer sua autoridade no seu nicho. Veja aqui o passo a passo para criar um webinar de sucesso.
Como captar os emails e entregar o material
Nos 3 casos listados acima – e-Books, Templates e Webinars – você precisa criar uma página para capturar o cadastro do interessado e em seguida entregar o material via email.
Seguem algumas ferramentas que disponibilizam a criação dessas páginas (Landing Pages):
Ferramentas para Criação de Páginas
KlickPages – opção nacional com diversos recursos interessantes.
Lead Lovers – ótima opção que já possui autoresponder integrado.
Optimizepress – uma das melhores opções (em inglês).
O próximo passo é integrar suas páginas de captura com um sistema de automação de email (autoresponders) que é o assunto da próxima dica…
5 Use um Sistema de Emails [autoresponder]
Dando continuidade a dica 4#, vamos entender por que precisamos integrar as páginas de captura com um sistema de email automático.
Como o nome já diz, esses sistemas salvam os emails capturados em listas e enviam automaticamente emails que você pode configurar para confirmar o cadastro, enviar o material para download (ímã digital) e manter um relacionamento ativo com essa lista de emails que você está criando.
Além disso, é através do envio de emails que você vai fazer a nutrição e o relacionamento com os seus leads desde a captação até a venda e o pós-venda.
Seguem algumas ferramentas de emails bem conhecidas:
Ferramentas de Emails
Get Response – opção interessante com versão em português.
MailChimp – um dos melhores sistemas (em inglês).
InfusionSoft – sistema de marketing totalmente integrado.
6 Tenha um Produto Barato [tripwire]
O Tripwire é uma nova forma de se vender uma parte do seu produto ou serviço por um preço baixo e irresistível que pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio.
Essa técnica foi criada pelo norte-americano Ryan Deiss – do site Digital Marketer – e adaptada com muito sucesso por Frank Kern.
Apesar de ainda ser pouco conhecida aqui no Brasil, alguns players já estão se destacando no mercado de empreendedorismo digital ao utilizar bem essa técnica inovadora.
O conceito principal dessa técnica é que fica mais fácil vender um produto caro para alguém que já comprou algo barato e já passou pelo processo de vendas do seu negócio.
Dessa forma, após ter uma experiência positiva no primeiro momento, o usuário já no estágio de cliente é conduzido para a oferta principal com muito mais chances de ser convertido com sucesso.
Por exemplo, pegue uma parte do seu produto ou serviço e crie um tripwire no valor de R$8.
O Tripwire só funciona se MOSTRAR IMEDIATAMENTE uma relação de custo-benefício muito grande.
Ofereça esse produto barato logo após o seu lead receber um material gratuito, pois nesse momento de interação o seu lead acabou de lhe dar um voto de confiança e, caso ele tenha uma experiência boa com o seu material gratuito, a probabilidade dele adquirir o seu tripwire são imensas.
7 Monte uma Oferta Matadora
Agora que o seu lead já se tornou um cliente e teve uma boa experiência de compra com o tripwire, chegou a hora de apresentar uma oferta matadora!
Você precisa destacar os benefícios do produto/serviço e direcionar essa oferta para um público específico. Ela tem que conter exatamente o que a sua audiência deseja.
Como o nome mesmo já diz, é preciso ofertar!
Para se montar uma oferta que realmente converte para ser chamada de matadora, você tem que escrever bem o conteúdo de divulgação, e essa técnica de escrever textos persuasivos se chama copywriting.
Acrescente aos benefícios da sua oferta alguns gatilhos mentais e faça com que a sua audiência não resista e se sinta praticamente obrigada a comprar. (sem mentir, é claro!)
Ah! Não posso deixar de falar sobre a expressão overdelivery, que é o ato de entregar mais do que o normal ou mais do que a sua concorrência entrega.
8 Analise os Dados [analytics]
Por último, mas COM CERTEZA não menos importante, é preciso mensurar os seus resultados e fazer um acompanhamento constante das suas ações.
Como comentei no início desse artigo, “feito é melhor que perfeito!”, por isso após entrar em ação é estritamente necessário que você acompanhe os resultados para conseguir ajustar o que for preciso durante o trajeto rumo ao sucesso.
A ferramenta mais poderosa (e gratuita) para analisar dados na internet é o Google Analytics. E para utilizá-la, tenha a certeza de que o seu site possua o código instalado. Se você já possui uma conta no gmail, maravilha! É só acessar e seguir o passo a passo.
Caso você não tenha conhecimentos técnicos para isso, deixe bem claro para o seu desenvolvedor ou empresa que tenha desenvolvido o site a importância desse código.
Porém, não adianta ter o Google Analytics funcionando se você não analisar de fato os dados que essa poderosa ferramenta oferece.
A Conversion tem um artigo que fala quais são os melhores relatórios relatórios e as métricas mais importantes que merecem sua atenção!
Ufa! E aí, gostou do conteúdo?
Acelere seu negócio colocando em prática essas dicas.
Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas que também tenham interesse por esse material.
Se você já está querendo empreender na internet ou acelerar seus resultados, eu posso ajudar!
Basta acessar aqui para marcar uma conversa sem compromisso.
➟ Acelera ツ