O que pode ser considerado um conteúdo de qualidade?
Você já se perguntou por que alguns conteúdos ganham rapidamente destaque no Google e outros não?
Por que um artigo quase não tem comentários e não gera sequer um cadastro interessado (lead) a partir dele?
Às vezes eu recebo esse tipo de pergunta. Mas, dando uma olhada no site, percebo que não tem outro jeito de falar a não ser:
Seu conteúdo não presta.
Parece forte, não é? Mas é a pura verdade.
O que não é um conteúdo de qualidade
Mas o pior é que o dono do site realmente acredita que está criando “conteúdo de qualidade” porque ele demora horas pesquisando e escrevendo o conteúdo.
Mas o conteúdo não tem vida, nem personalidade, não gera valor pro leitor, não é divertido nem cativante, e ainda por cima tem uma chamada (título) horrível.
Isso literalmente não é um conteúdo de qualidade.
Uma boa opção para resolver esse problema é acompanhar os conteúdos aqui do Blog Pé na Tábua pois semanalmente você encontra dicas e sacadas para potencializar suas habilidades e acelerar seus resultados.
Mas vamos ao detalhamento do que interessa aqui e agora.
Após analisar muitos conteúdos na internet, inclusive os meus artigos com mais acesso, identifiquei 3 características essenciais para que um conteúdo seja considerado de qualidade:
1 Tem que ser útil
Ajude a facilitar a vida do seu leitor.
O conteúdo precisa, necessariamente, resolver algum tipo de problema da sua audiência. Ao eliminar uma dor do seu público você está realmente oferecendo algo de útil.
É por isso que muitas vezes o título “Como fazer…” é usado para mostrar logo de cara que tipo de solução aquele conteúdo está entregando.
Outro ponto dentro dessa característica é a facilidade com que o leitor vai absorver seu conteúdo. A leitura tem que ser amigável e de fácil compreensão.
Abuse dos parágrafos, listas numeradas ou ordenadas (bullets) e grife com negrito aquilo que tiver mais relevância para o entendimento e aplicação daquilo que está sendo dito.
2 Tem que ser interessante
Um conteúdo de qualidade tem que ter:
- Personalidade
- Estilo
- Humor
- Realismo
- Autoridade
Se alguém quer somente fatos, vai navegar na Wikipedia.
Mas normalmente o leitor espera encontrar algo com opinião, descontraído e realista. Então é assim que você deve conduzir a sua linha de escrita para chamar atenção da sua audiência.
Escreva de forma interessante. Estimule a criatividade.
Mostre que você é humano e também possui problemas e muitas vezes não alcança o resultado esperado.
Mas deixe claro que você não desiste e entrega sempre o seu melhor com as ferramentas disponíveis naquele momento.
3 Tem que gerar valor
Quando estamos criando vídeos, e-books, artigos e outros tipos de conteúdo que são úteis e valiosos, estamos na verdade gerando valor para as pessoas que nos seguem.
De certa forma o leitor se sente uma pessoa privilegiada por tem encontrado esse material e, mais do que isso, se sente muitas vezes mais inteligente quando compartilha esse conteúdo de qualidade com seus amigos e comunidades.
Desse jeito o conteúdo funciona como um “tesouro” que merece ser divulgado para ampliar o seu impacto e ajudar o máximo de pessoas possíveis.
Toda vez que o leitor clica em um link seu, abre um email, ou compartilha seus materiais, algo de bom acontece para ele ou para alguém próximo. É uma reação em cadeia.
Isso sim é gerar valor.
Coloque-se no lugar do seu leitor e pergunte para si mesmo se o conteúdo que você está escrevendo agora é relevante. Questione se o material vai ajudá-lo a chegar mais próximo dos seus objetivos.
Conteúdo de qualidade constrói audiência
O que vemos atualmente é uma enxurrada de conteúdo medíocre e sem sentido na internet. Muita coisa escrita sem qualquer preocupação, objetivo…
Lixo digital para ser bem realista.
Ao se comprometer com a produção de conteúdo de qualidade, útil, interessante e que realmente gera valor para a sua audiência, você consequentemente se destaca dos demais.
Mesmo sabendo que a produção de um conteúdo de qualidade não é algo fácil, provavelmente é a maneira mais simples para diferenciar seu negócio e mostrar o seu valor.
SACADA PÉ NA TÁBUA
Nada disso faz sentido se o seu site não tiver um design agradável ou a interface for complicada para o usuário. Lembre-se que menos é mais.
Outro ponto a se destacar é que o seu site tem que estar adaptado à internet moderna e deve ser bem visualizado em qualquer dispositivo móvel.
E pra fechar com chave de ouro:
Busque sobre as dores do seu público e que tipo de conteúdo realmente importa para eles!
Esse tipo de pesquisa vale a pena, e deve, ser feita na pré-produção de um conteúdo de qualidade.
Se você achou esse conteúdo útil para você, deixei seu comentário aqui abaixo.
Vou adorar saber qual é a sua opinião e se possível ajudar de alguma forma com os seus resultados.
Até o próximo artigo.