Growth Hacking: o que é, por que ele funciona e +3 dicas infalíveis

Índice

Tem uma revolução acontecendo no mundo empresarial e por isso quero ajudar você a entender esse fenômeno.

Ao descobrir (e entender) o que é o Growth Hacking você terá uma vantagem competitiva que vai diferenciar o seu negócio da concorrência.

E aí? Quer me acompanhar nessa jornada para alcançar melhores resultados de uma forma eficaz e duradoura?

Então vem comigo!

Leia esse artigo até o final que nele eu vou mostrar 3 dicas infalíveis que se encaixam no conceito de Growth Hacking e que você pode implementar no seu negócio hoje!

O que é o Growth Hacking

O que é o Growth Hacking

Growth Hacking é um conjunto de técnicas de marketing desenvolvido pelas startups de tecnologia que utilizam a criatividade, o pensamento analítico e as métricas sociais para se destacar de maneira inovadora no mercado.

Esse termo consiste no uso de “hacks de crescimento” ou ações diferenciadas para crescer rapidamente com orçamento baixo.

Os aplicativos e programas estão de forma progressiva dominando o mundo e isso está revolucionando o marketing tradicional.

O Growth Hacking pode ser considerado um método que utiliza técnicas de desenvolvimento de software, raciocínio científico e psicologia comportamental para as novas empresas se destacarem e crescerem de maneira contínua.

Além de técnicas já conhecidas, como SEO e o Marketing de Conteúdo, o foco de um Growth Hacker sempre será o crescimento a baixo custo, com inovação através de experimentos para fugir do marketing tradicional.

Pense como um Growth Hacker

Pense Como um Growth Hacker

“O Growth Hacker é um novo tipo diferente de profissional de Marketing. Ele cuida de um Marketing orientado ao crescimento de startups.” 

~SEAN ELLIS

O profissional que se denomina um Growth Hacker tem como objetivo principal o crescimento escalável de um negócio, a partir de testes, experimentos e feedbacks, trabalhando intensamente com dados estatísticos e estratégias de marketing.

Esse novo estilo de profissional do marketing das startups usa todo o seu conhecimento de produto e distribuição para encontrar soluções engenhosas – de base tecnológica – para impulsionar o crescimento do negócio de um jeito inovador e disruptivo.

O Growth Hacker é normalmente encontrado dentro das startups pois essas empresas iniciantes querem primeiro crescer, contudo ele também já pode ser visto dentro de médias e grandes empresas.

Aqui no Brasil, uma das empresas pioneiras na criação de um departamento exclusivo para o Growth Hacking é a Resultados Digitais.

A RD fez uma entrevista com o empreendedor Sean Sheppard – fundador da GrowthX – e nela esse growth hacker do Vale do Silício mostra como ele ajuda dezenas de startups a encontrar um modelo de marketing que funciona.

Cases de Sucesso

Cases de Growth Hacking

Airbnb, Dropbox, Facebook e Uber são alguns cases de sucesso dessa metodologia que conseguiram gerar um crescimento significativo e aumentaram suas participações no mercado.

#Airbnb: serviço online para anunciar, descobrir e reservar acomodações

Criou um ambiente colaborativo para que pessoas comuns pudessem cadastrar suas residências e alugar como hospedagem.

O grande “hack” foi integrar o seu sistema com a Craigslist para se destacar da concorrência, gerando assim um enorme fluxo de visitantes a partir das publicidades dessa rede de comunidades online.

#Dropbox: serviço online de armazenamento e partilha de arquivos

Disponibilizou um serviço até então inovador para guardar e sincronizar arquivos em diferentes dispositivos de forma automática e simples.

O “hack” aqui foi usar o poder das redes sociais para viralizar um vídeo explicando como o dropbox funcionava (veja o vídeo aqui).

Alcançando rapidamente o topo do ranking de um site de indicação de conteúdo (Digg), a lista de espera do dropbox pulou de 5.000 para 75.000 usuários.

Wow!! E não foi só isso.

O espaço em disco se transformou em uma moeda virtual que, ao ser compartilhada, gerou um processo de “ganha-ganha” através das indicações que originou em 2,8 milhões de convites em apenas 30 dias.

P.S.: eu consegui cerca de 16GB de espaço no meu Dropbox só indicando o serviço para os meus amigos e colaboradores. Obrigado Dropbox =)

#Facebook: o maior serviço de rede social do mundo

Essa história já é conhecida por muitos através do filme “A Rede Social”, que mostra a trajetória de Mark Zuckerberg dentro do campus de Harvard.

A grande sacada (ou “hack”) nesse caso foi construir uma lista de usuários a partir da base de dados da universidade reunindo os interessados no chamado Facemash (percursor do Facebook).

O crescimento global da rede social de Mark Zuckerberg mostra que o CEO do Facebook continua mantendo a sua mentalidade de growth hacker até hoje.

#Uber: serviço de transporte urbano privado

Essa startup da Califórnia chegou ao Brasil em 2014 causando bastante barulho ao oferecer um serviço de transporte alternativo (e muito mais atrativo) para os usuários dos tradicionais táxis.

Resumidamente o Uber faz a ligação entre passageiros e motoristas ao processar as corridas – através do celular com a utilização do google maps – oferecendo uma nova opção de transporte individual de qualidade para concorrer com o monopólio das cooperativas de táxis controladas pelo estado.

Baseado nos princípios da economia compartilhada, agora em 2016 já está avaliado em mais de U$60 Bilhões e recebe investimentos gigantescos dos maiores fundos de venture capital do mundo.

Agora que vimos alguns cases de sucesso, vamos ver como funciona o Growth Hacking e partir para as dicas=)

Como funciona o Growth Hacking + 3 Dicas Infalíveis

Foco 100% no Cliente

O Growth Hacking não é uma técnica mágica mas apenas um termo do mundo das startups que descreve as técnicas que os profissionais do marketing estão usando para alcançar excelentes resultados.

E como isso acontece? Por que esse método é tão eficiente?

Primeiro porque ele se baseia em 2 conceitos principais: Tecnologia e Inovação.

Segundo porque o [highlight]foco desse método é 100% no cliente.[/highlight]

As empresas que querem realmente crescer estão se despedindo dos altos custos e do baixo valor agregado do marketing tradicional para buscar o Growth Hacking porque ele é:

  • Barato
  • Eficiente
  • Iterativo
  • Prático
  • Escalável

Então chegou a hora de saber as 3 Dicas Infalíveis para você implementar agora. Elas se baseiam nas seguintes perguntas:

O que os seus clientes querem? Onde eles estão? Qual é a linguagem que eles usam?

1 O que os seus clientes querem?

Descubra os desejos dos seus clientes e comece a produzir conteúdo relevante para solucionar os problemas que atormentam o cotidiano deles.

2 Onde eles estão?

Esteja presente nos locais onde eles se encontram e faça parte do dia-a-dia dos seus clientes, seja no trabalho, nas horas de lazer e – principalmente – quando eles estiverem buscando por soluções.

3 Qual é a linguagem que eles usam?

Tendo em mãos o conhecimento do que eles querem e onde eles estão, agora a “bala de prata” é descobrir que tipo de linguagem você precisa usar para se comunicar com seus clientes.

Pois só assim os seus esforços serão efetivos e vão gerar resultados de verdade.

Conclusão

Conclusão Growth Hacking

O conjunto de técnicas utilizado pelos Growth Hackers não é mais simples do que os métodos tradicionais. Entretanto, é muito mais eficiente.

Nos dias atuais, o método Growth Hacking é o caminho mais lógico para qualquer novo negócio alcançar o topo do mercado.

É claro que, se o serviço/produto oferecido for algo disruptivo, o crescimento do negócio será mais agressivo e impactante.

Andrew Chen – um dos primeiros a definir o Growth Hacking – sugere que a ação e a experimentação não refletem exatamente o método.

A menos que você esteja analisando, testando, aprendendo, otimizando e falhando, você está apenas fazendo mais do mesmo.

E você, vai colocar em prática essas dicas agora mesmo?

Caso queira saber mais sobre esse termo, veja aqui o guia definitivo desenvolvido pelo guru do marketing Neil Patel.

Se precisar de ajuda na aceleração do seu negócio pode contar comigo, me envia uma mensagem clicando aqui que eu terei o maior prazer em gerar valor pro seu negócio.

Até o próximo artigo. #penatabua
➟ Acelera!

CONTEÚDO

Artigos

By AD